15 Comments

uma casa nunca é só uma casa, é todo um projeto, uma identidade, um porto-seguro, uma referência a nortear a existência da gente, mesmo para quem - como eu - não acumula nada ou muito pouco.

Expand full comment

fiquei sem palavras, mas cheia de sentimentos. agradeço, carol :-) <3

Expand full comment
author

<3 obrigada pela leitura

Expand full comment

Já imaginei um pequeno baú na sua casa com o valete de paus e essa pedra. O que mais poderia caber nesse baú? 🌝

Expand full comment
author

hahahaha. Só coisa esquisita.

Expand full comment
May 29Liked by Carol Bensimon

"Quando você vai ficando mais velha, começa a perceber que escolhe suas batalhas – ou é escolhida por elas. Infelizmente, não dá pra abraçar o mundo. Você também percebe que há certos ângulos, certos detalhes que o mobilizam bastante, e outros menos. De novo: a existência é muito enorme para que você consiga abarcar tudo, refletir sobre tudo, se envolver com tudo. Para mim, a cultura material, que é um termo horroroso para falar das coisas que amamos, é uma delas."

Me identifiquei demais neste trecho em especial, mais a frase "Parece que só no desastre aprendemos nossa própria geografia." que é excelente.

Muito obrigado pelo texto, Carol!

Expand full comment
author

Sempre às ordens! ;)

Expand full comment
May 29·edited May 29Liked by Carol Bensimon

Essa news me gerou muitas identificações. Sou uma acumuladora. Chorei com tantos livros perdidos, imagina poemas do marido! Amei a frase sobre nossa geografia e o estranho fato de que são "reconstruídas exatamente no mesmo lugar." e o quanto isso fala do nosso apego, mas também de memórias que não seriam esquecidas de qualquer forma...

Expand full comment
author

Obrigada, Andressa! Eu luto para não ser acumuladora, mas os livros sempre me vencem, heheheh :)

Expand full comment

Gostei muito do seu texto. Sua forma de meditar sobre as coisas que perdemos, sobre as causas, no mais das vezes involuntárias, dessas perdas. Parabéns

Expand full comment

Tudo junto ao mesmo tempo e agora. Já faz um mês e o alívio ainda não veio. Abraço gigante, Carol. 🌹

Expand full comment

Texto, ótimo fluido claro objetivo e sincero ... humano !!!!

Expand full comment

Preciosa essa edição Fiquei pensando nessa pedra esculpida pelo fogo.

No mais, feliz que vc traduziu esse livro, não li e estou curiosa.

Expand full comment

Curiosa pra ver onde essa tragédia vai nos levar. Por enquanto o mar de solidariedade parece consolar os habitantes, afetados diretamente ou não, mas temo que os gestores responsáveis sigam no mesmo projeto sorrateiro.

Expand full comment

Infelizmente, para quem vive na cidade berço do ambientalismo brasileiro, acompanha os ensinamentos de Lutzenberger e a luta da Agapan, além dos relatórios do IPCC, não é difícil compreender que Porto Alegre esteja neste cenário catastrófico. Em 2022, o reconhecido cientista brasileiro Carlos Nobre disse que se o clima da Terra esquentar 3ºC [na média mundial], "onde hoje há o Guaíba, haverá um oceano". Estamos a 1,5ºC ... e emitindo CO²e.

Expand full comment