31 Comments
User's avatar
Chico Machado's avatar

Que news deliciosa, Carol! Parabéns e um abraço de urso :)

Carol Bensimon's avatar

hahaha, obrigada, mas tô dispensando esse abraço ;)

Mateus's avatar

Curti bem essa playlist, Carol! Muitos artistas que ouvi ao longo dos anos 2010... E eu vi um show da Japanese Breakfast em SP no ano passado: em palco grande de festival de música, mas tava terminando a tarde, o sol se pondo, um ventinho frio... foi bem bacana. Aproveitando pra perguntar sobre outros dois grandes nomes do dream pop: Galaxie 500 e Beach House - gosta?

Carol Bensimon's avatar

Gosto de Galaxie 500 sim. Beach House nunca cheguei a ouvir muito. Meu beach é o fossils mesmo hehehe. Mas vou tentar!

Mariana Moro's avatar

amei o texto de hoje! senti na pele as suas reações, honestamente eu faria o mesmo (provavelmente com ainda mais medo kkk). o tema me lembrou muito de 'escute as feras', da natassja martin, uma leitura que me marcou demais.

Carol Bensimon's avatar

Yosemite em barraca nunca mais!

Paula Maria's avatar

Que loucura o assassinato de tantos bichos por ano... isso pq os dados são de quase dez anos atrás. Fiquei triste. E tambem teria o mesmo medo que vc e iria embora sem pestanejar. Beijo.

Carol Bensimon's avatar

Pois é. Quero ir atrás de dados mais atualizados, mas não acredito que tenha mudado muito. beijo!

Mariana P. Bragança's avatar

Que delícia de texto, que medo dos ursos, que vontade desse camping, que maluca a confusão de sentimentos que me causou!

Giovana Fontanella's avatar

Absolutamente Team Active Bears. Amei, Carol ❤️💪 Obrigada!!! 😘

Camila Diforena's avatar

“Um farfalhar de folhas”. Estava conversando com uma amiga e chegamos à mesma conclusão: sua newsletter é um presente. Quando chega no meu e-mail eu sorrio e espero o momento adequado para degustá-la, com um bom café e silêncio, de preferência.

Fui para Yosemite em 2016, meu filho ainda não tinha 2 anos de idade e eu fiquei apavorada com a possibilidade de um urso chegar perto dele. Mesmo assim Yosemite se tornou um dos meus lugares preferidos.

A estada de 2 dias virou 5 dias, encaramos aquela fila da madrugada para esticarmos nossa permanência, mesmo assustados com os ursos. Não vejo a hora de voltar.

Carol Bensimon's avatar

Obrigada, Camila. Tão bom saber dessa relação que as leitores tem com a newsletter <3

O Yosemite é um lugar especial demais mesmo. Você mora por aqui ou tava passeando?

Camila Diforena's avatar

Estávamos a passeio, descemos de São Francisco à Monterrey de RV, aqueles sonhos de quem pensa na Califórnia como lugarzinho mágico. Eu rodei o mundo e vim parar na sua terra natal, há um ano e meio Porto Alegre virou minha casa.

Leila Brito's avatar

Lembrei do "Escute as feras". Adorei o texto e fiquei pensando que não viveria em paz morando em um lugar alertando a presença de ursos, pumas ou crocodilos....hahaha

Ana Rüsche's avatar

comoventes as histórias, obrigada pela edição.

o causo que mais gosto é a de um cara num parque nacional nos eua, tinha esse “active bear alert” nos ares.

fazendo uma trilha sozinho, o homem fez uma curva. e dá de cara com um vulto peludo marrom.

o moço não tinha como sair dali. encurralado pelo vulto marrom, se prepara com seu minúsculo spray anti-urso, encomenda a alma... e ao dar mais uma passada, descobre somente uma bela alce fêmea ruminando tranquilamente uns arbustos.

take care! 💚

Carol Bensimon's avatar

hahahaha, boa! :) obrigada pela leitura, Ana, adoro a sua também.

Tatiana Kuplich's avatar

Adorei a news, adoro bichos! Um dos sustos da minha vida foi dar de cara com uma tartaruga cabeçuda quando nadava no mar do Espírito Santo. Ela também fugiu assustada (e que cabeção!). Beijos e prudência sempre

Carol's avatar

Por esses dias fiquei apavorada com a constatação de que tigres são maiores que leões. (Não é como se eu não soubesse, mas só REALIZEI com um vídeo que vi no TikTok). Fiquei apavorada. Um bicho imenso.

Já no Instagram, aí já tem tempo, vi um vídeo de um cara em algum estado americano que cria/cuida de ursos. Tinha esse urso cinzento do qual não sabia da existência. E agora acho que estou apavorada que a natureza ~não fofa~~ desses bichos. E do tanto de cuidado necessário pra preservar a existência desses ursos no lugar deles (contra uma galera demodê que acha que morar no mato não implica tomar ciência do tamanho dos bichos que lá habitam e outras coisitas) 🤪

Você fez certíssimo, melhor evitar o encontro com o Zé Colmeia e Catatau 🤯

Carol Bensimon's avatar

Sim, o urso cinzento é o que assusta mesmo. Do pardo, você acha um monte de videos no instagram em que eles parecem super bobões.

Lenio Carneiro Jr.'s avatar

ugh. poucas coisas são mais frustrantes do que saber que temos "um dos piores olfatos dos quais se tem notícia em todo a subclasse dos mamíferos". obrigado por mais esse nevoeiro, carol!

Carol Bensimon's avatar

obrigada pela leitura!

sabrina Ferri's avatar

O medo promoveu a sobrevivência da espécie humana ao longo dos milênios, foi ele que te tirou de Yosemite e te fez cair no choro. Estou aqui pensando que eu nunca fui a menina da tomada, e apesar do medo ser inerente a nossa consciência, uma boa dose dele é sempre necessário. Esse sentimento rende tantas reflexões... Obrigada por compartilhar!

Carol Bensimon's avatar

Concordo totalmente, Sabrina, o medo é necessário. Obrigada pela leitura!

Lena Annes's avatar

No Yellowstone, criado pelo Roosevelt, foram abrigados alguns bisões remanescentes dos estimados cinco milhões que viviam livres no século XIX e eram a principal fonte de alimentação dos nativos americanos. Dizem que do Canadá ao México, a população destes animais era quatro vezes maior. Mas o lema "um bisão morto é um índio morto", quase dizimou ambos...

Fiquei impressionada com o número de animais abatidos em 2014 por precaução ou por se aproximar demais dos seus algozes...

Carol Bensimon's avatar

Eu li sobre bisões/búfalos e fiquei tão impressionada com essa matança que coloquei num capítulo do Diorama.

Lena Annes's avatar

Sim, o capítulo sobre o taxidermista Hornaday...fui lá procurar a página.

Diná Barbosa's avatar

Que loucura matar o animal por se aproximar... Ainda mais que um puma não consegue matar alguém saudável (ela é a sussuarana, que corre de medo de pessoas).

Amei sua narrativa sobre os ursos, meu marido diz que só teria coragem de acampar na natureza mesmo só aqui no Brasil mesmo e onde não tenham onças... Nos outros lugares tem onça, leão rs

Carol Bensimon's avatar

No Brasil eu teria medo de humanos hehehe

Diná Barbosa's avatar

kkkk de fato, o animal mais perigoso.

Ana Claudia Calomeni's avatar

Gente, cês são é doidas, dormindo com perigo de urso. Estou lendo Escute as feras, quanta descoberta fez a Natália, mas tb qto sofrimento. Eu aqui lendo vc e tendo a certeza absoluterrima que nem pensar eu passaria a noite com ameaça de urso. Mas admiro a coragem :)